Para consultar a apresentação facilitada durante o webinar clique aqui
A energia representa uma fatia muito considerável dos custos das empresas, muitas vezes superior a 35%, chegando a atingir até 50%, sendo um fator muito penalizador para a sua sustentabilidade e competitividade.
A eficiência energética e a integração de renováveis, ganham destaque como ferramentas para otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis e aumentar a independência energética das empresas. Na sua combinação, impactam fortemente a descarbonização e diminuição dos custos energéticos, impulsionando a transformação competitiva e sustentável das indústrias.
O desenvolvimento das Comunidades de Energia (CER) em parques empresariais garante o alcance da neutralidade carbónica e assegura a transição energética, tendo potencial para gerar novos modelos de negócio e fomentar a criação de novos mercados. As CER permitem a participação ativa das empresas, que por esta via asseguram um posicionamento estratégico verde e um aumento da sua competitividade económica. Paralelamente, garantem uma perspetiva de cidadania e democratização energética, o desenvolvimento de uma economia local sustentável e o combate às alterações climáticas.
Orador: Rui Queiroga | Cleanwatts
Moderador: Miguel Agostinho | APFM
Para consultar a apresentação facilitada durante o webinar clique aqui