Skip to content

Business Park A++: uma resposta para a transição energética, um motor para a competitividade

Data: 26 de Setembro, 2023
Início: 14:15
Fim: 15:00
Local: ZOOM Webinar
sustentabilidade-g
Sustentabilidade

Sobre o evento

Para consultar a apresentação facilitada durante o webinar clique aqui

A energia representa uma fatia muito considerável dos custos das empresas, muitas vezes superior a 35%, chegando a atingir até 50%, sendo um fator muito penalizador para a sua sustentabilidade e competitividade.

A eficiência energética e a integração de renováveis, ganham destaque como ferramentas para otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis e aumentar a independência energética das empresas. Na sua combinação, impactam fortemente a descarbonização e diminuição dos custos energéticos, impulsionando a transformação competitiva e sustentável das indústrias.

O desenvolvimento das Comunidades de Energia (CER) em parques empresariais garante o alcance da neutralidade carbónica e assegura a transição energética, tendo potencial para gerar novos modelos de negócio e fomentar a criação de novos mercados. As CER permitem a participação ativa das empresas, que por esta via asseguram um posicionamento estratégico verde e um aumento da sua competitividade económica. Paralelamente, garantem uma perspetiva de cidadania e democratização energética, o desenvolvimento de uma economia local sustentável e o combate às alterações climáticas.

Orador: Rui Queiroga | Cleanwatts
Moderador: Miguel Agostinho | APFM

Para consultar a apresentação facilitada durante o webinar clique aqui

Oradores

Rui Queiroga
Senior Business Developer
Cleanwatts

Patrocinadores

Partners