Business Park A++: uma resposta para a transição energética, um motor para a competitividade

Rumo a 2050: O Papel dos Edifícios na Sustentabilidade do Planeta

Para consultar a apresentação facilitada durante o webinar clique aqui

A energia representa uma fatia muito considerável dos custos das empresas, muitas vezes superior a 35%, chegando a atingir até 50%, sendo um fator muito penalizador para a sua sustentabilidade e competitividade.

A eficiência energética e a integração de renováveis, ganham destaque como ferramentas para otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis e aumentar a independência energética das empresas. Na sua combinação, impactam fortemente a descarbonização e diminuição dos custos energéticos, impulsionando a transformação competitiva e sustentável das indústrias.

O desenvolvimento das Comunidades de Energia (CER) em parques empresariais garante o alcance da neutralidade carbónica e assegura a transição energética, tendo potencial para gerar novos modelos de negócio e fomentar a criação de novos mercados. As CER permitem a participação ativa das empresas, que por esta via asseguram um posicionamento estratégico verde e um aumento da sua competitividade económica. Paralelamente, garantem uma perspetiva de cidadania e democratização energética, o desenvolvimento de uma economia local sustentável e o combate às alterações climáticas.

Orador: Rui Queiroga | Cleanwatts
Moderador: Miguel Agostinho | APFM

Para consultar a apresentação facilitada durante o webinar clique aqui

A importância do Facility Management no atingimento da Neutralidade Carbónica

A importância do Facility Management no atingimento da Neutralidade Carbónica

As metas de Neutralidade Carbónica já deixaram a mesa dos legisladores e estão a entrar no nosso dia-a-dia. Como planear a estratégia e a operação das Direções de Facility Management com o intuito de preparar as nossas Organizações para o cumprimento da lei e para mostrar aos mercados e à sociedade que somos responsáveis com o nosso Planeta. Do comportamento humano à tecnologia, todos os componentes têm de ser afinados para que consigamos atingir estas metas. Junte-se à ComunidadeFM em mais umas JornadasAPFM, dedicadas no dia 29 de junho à Sustentabilidade.